Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Região do Pampa

"Região plana entre montanhas". Este é o significado da palavra Pampa, que é de origem Quíchua, ou Quechua, uma importante família de línguas indígenas da América do Sul,  falada na região central dos Andes e adotada como idioma oficial pelo Império Inca. O Quíchua até hoje está  presente na forma de dialetos em países como Argentina, Perú, Bolívia, Colômbia, Equador e Chile. Até mesmo em nosso idioma temos influências quíchuas, como nas palavras gaúcho, poncho, rancho, cancha e outras.
A região do Pampa, ou da Pampa, se estende pelos territórios de Brasil, Argentina e Uruguai, cobrindo 63% do território do Rio Grande do Sul. Ecologicamente, é classificado como Bioma Pampa, ou Campos Sulinos e possuí uma diversidade de fauna e flora muito rica. Somente na parte brasileira são conhecidas 400 espécies de gramíneas, 385 espécies de aves e 90 de mamíferos terrestres.
Como podemos notar, o Pampa não coincide com as fronteiras políticas que nós conhecemos.Quando comemos um assado (ou churrasco) de carne bovina, ou ovina; quando escutamos uma milonga, um tango, ou uma chacarera; quando usamos uma bombacha e um par de alpargatas,e; quando chamamos nossa casa de rancho e mateamos pelo simples costume de matear, também não estamos dentro de nossas fronteiras políticas. Nossos costumes, culinária, expressões linguísticas, músicas e vestimentas são a prova de que nós também fizemos parte desse "bioma" e que por momentos somos mais Pampeanos que Brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário